História

Há 7 anos um grupo de jovens estudantes com um grupo de professores das engenharias iniciaram ao que hoje conhecemos como ENCONTRO NACIONAL DAS ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – ENEDS. Em 2004, ainda sem alcançar todo o Brasil, ocorreu um Encontro de Engenharia e Desenvolvimento Social EEDS no Centro de Tecnologia da UFRJ. O encontro contou com mais de 200 inscritos, 25 artigos apresentados e diversos participantes de universidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas. Com o tema avaliação e monitoramento de projetos solidários buscava-se refletir formas de atuação da engenharia para contribuir na melhoria da qualidade de vida da população. Profissionais de diversas áreas (planejamento urbano, e engenharia) tentavam contribuir para a consolidação de um campo ainda incipiente: “Engenharia e Desenvolvimento Social”. Era principalmente um momento de quebra de paradigmas, de desconstrução de certezas para começar a pensar novos rumos nas engenharias.

Em 2005 aconteceu o II Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social, também na UFRJ, que contou com cerca de 280 participantes e 26 artigos, de autores cariocas, paulistas, cearenses, catarinenses, gaúchos, paraibanos e pernambucanos. O encontro realmente tornava-se nacional. O III e IV ENED’S também foram realizados na UFRJ, nestes anos tivemos a contribuição de Paul Singer, Carlos Lessa, Nelsa Nespolo e tantos outros. Discutimos Tecnologia e Desenvolvimento Social, outra Universidade, outra Economia, Formação dos Engenheiros (as), e conhecemos belas experiências em Redes Solidárias.

O V ENEDS ganhou o Brasil, saiu do Rio de Janeiro e foi acolhido pela Escola Politécnica da USP, com o tema “Os impactos da Engenharia e os limites da sustentabilidade”, e debatemos também a tecnologia feita por não engenheiros, projetos de engenharia para o desenvolvimento social, tecnologias sociais e tantos outros temas. O último ENEDS aconteceu em Ouro Preto/MG. Assim junto com o ENEDS itinerante nascem também os encontros regionais.

No nordeste o I Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social do nordeste aconteceu no Rio Grande do Norte, na UFRN em 2010. E o segundo será no Cariri cearense, articulando estudantes e profissionais na discussão ENGENHARIA e DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

Adaptado de Laís Fraga - Jornal Eeetcha!  www.soltec.ufrrj.br 

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.